22 fevereiro, 2010

Vontade vs Necessidade

Vontade ou necessidade são duas coisas diferentes, mas eu não consigo perceber muito bem isso, porque a vontade é algo que queremos, algo que nos apetece, mas e necessidade, também não é assim, quando temos necessidade de algo é porque precisamos ou porque nos apetece, porque no fim de contas o destinatário tanto da vontade como da necessidade é o mesmo.
Ontem, quer dizer, hoje tive uma pequena discussão sobre isso, e mesmo assim acabei por não perceber se eu tenho vontade de ter algo ou se tenho necessidade, eis uma questão difícil.
Pegando num exemplo que deram para tentar argumentar a ideia, falavam-me de amor, será que uma pessoa que está sozinha, e por sozinha entenda-se não tem companheiro ou companheira e não por estar na solidão, tem vontade ou tem necessidade de ser amada, para simplificar aqui a coisa imaginemos que esta pessoa é um homem, será que um homem solteiro tem vontade de ser amado ou vontade de ter alguém com quem partilhar os momentos da vida, mas isso não é a mesma que coisa que ter necessidade, esse mesmo homem tem a necessidade de ser amado e a necessidade de ter alguém com quem partilhar os momentos da vida.
Pois bem eu acho que isso é a mesma coisa porque esse homem tem vontade e se tem vontade é porque sente necessidade, a vontade é a voz do corpo para uma necessidade.
Não adianta pensar muito nisto porque há pessoas que acham que vontade é algo que uma pessoa quer num determinado momento, não é que necessite dela, mas tem vontade, tal como beber uma cerveja, eu posso tenho vontade de beber uma cerveja mas isso não é uma necessidade, agora eu tenho fome é uma necessidade porque caso não coma morro. É complicado porque para umas situações a necessidade adequa-se mas para outras não.
O que vos digo é que nunca discutam isso principalmente quando o tema é necessidade ou vontade de amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário