09 outubro, 2010

Pessimismo

Algo que não controlamos, algo que involuntariamente fazemos, algo que nem sempre damos conta que se está a apoderar de nós, é assim que defino o pessimismo.
Muitas pessoas são tão pessimistas quem nem nas suas capacidades acreditam, assim tem uma ideia errada daquilo que conseguem ou não fazer, eu acredito que nada é impossível mas para isso é preciso trabalho e dedicação, no entanto, isto é a minha maneira positiva de ver as coisas que me rodeiam, uma pessoa pessimista nem sequer tenta fazer algo pelo que anseia, estas pessoas acabam mesmo por desistir mesmo antes de começarem algo, felizmente não tenho esse problema, nunca foi de desistir muito menos antes de tentar, mas compreendo o que se passa com algumas destas pessoas, só ainda não consigo entender o porquê destas pessoas terem este tipo de pensamentos, mas a minha aposta vai para a maneira como sempre viram os desafios que a vida lhes impôs.
Também eu tenho pensamentos pessimista mas isso não é razão para pensarmos que nada do que fazemos está correcto ou que não irá ficar bem feito, como tudo na vida, a maneira como encaramos a vida também pode ser educada e é por isso que acredito que mesmo que alguém seja pessimista conseguirá alterar esse facto, basta para isso que tenha força de vontade para fazer, contudo, tudo isto não deixa de ser um contra-senso, pois, uma pessoa que é pessimista ao impor-se num situação de mudança, vai sempre achar que nunca conseguirá esse mesma mudança, é por isso que este tipo de situações não são fáceis de solucionar. Mesmo assim é possível e estas pessoas só têm de ser pacientes e fazer o máximo esforço possível pela mudança.
Não sou a melhor pessoa do mundo para dar conselhos sobre como se deve ou não agir, nem muito menos tentar converter as pessoas ao meu estilo de vida, mas quando vejo alguém que necessita de ajuda não hesito em ajudar, não ditando-lhe o caminho mas dando algumas indicações como proceder, depois estas mesmas são livres de seguir ou não os meus conselhos. Inconscientemente acabo por ser aborrecido com este tipo de ajuda porque nem sempre as pessoas estão abertas para um diálogo e para admitirem que o pessimismo transforma-as de uma maneira nada agradável.
Simplesmente se tento ajudar alguém é porque tenho essa mesma pessoa em consideração e não gosto de ver a pessoas com problemas fechadas no seu casulo.
A pessoa com que tive esta conversa, pode ser pessimista, no entanto não deixa de ser uma pessoa com grande carácter, consegue transmitir uma tranquilidade bastante agradável, o que torna o pessimismo desta em algo estranho, porque uma pessoa com tais qualidades não tem motivos para pensar negativamente, muito pelo contrário.
Não sou nenhum expert em vidas perfeitas mas os meus problemas vão me dando alguma experiência, isto aliado ao facto de ser uma pessoa que gosta de ajudar os outros resulta numa conversa digna de um pastor religioso tentando converter alguém ás suas ideologias, mas esse não sou eu, simplesmente sou uma boa pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário