27 fevereiro, 2014

ITER

Não é segredo que me fascina tudo o que estava ligado com a tecnologia e a ciência, então, um dia destes um anúncio num site da especialidade descubri algo que me deixou boquiaberto mas ao mesmo tempo fascinado com aquilo que é possível fazer. 
O ITER (international thermonuclear experimental reactor), é um reactor nuclear de última geração que pretende, basicamente, criar um pequeno sol, isso mesmo, uma pequena estrela que arderá a mais de 100 milhões de graus celcius, parece muito mas é coisa para não ser ser perigoso.
Como isto é coisa para aquecer um bocado, parece que o digo será desenvolvido dentro de uma máquina que está a ser construída no sul de França, como não existe nenhum material conhecido por nós que aguente esta temperatura, a ideia é criar uma espécie de bolha de vácuo que irá funcionar como escudo de protecção para este experiência.
Achei fascinante a ideia de termos um sol só para nós, mas o objectivo não é reproduzir o luz do sol mas sim utilizar esta luz como fonte de energia renovável e limpa, e segundo os criadores do projecto, barata. 
Já aqui á uns tempos escrevi aqui sobre o CERNE, que é uma experiência de dimensões semelhantes mas com outros fins, e tanto uma como outra me deixaram completamente fascinado pela sua grandiosidade, no entanto no caso deste ultimo, a experiência não tem corrido muito bem e tem estado parado a maior parte do tempo, esperemos que o ITER não siga pelo mesmo caminho até porque a construção já começou e está prevista a sua conclusão no final de 2014, contudo apenas em 2016 começaram as primeiras experiências.
Desculpem o meu entusiasmo por utopias mas sempre me fascinou o desenvolvimento de experiências bizarras .
Resta-nos apenas esperar por novos desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário