25 outubro, 2010

Argumentos

Ideias são algo que defendemos, mesmo que possam parecer erradas ou mais do que isso para os outros, contudo, nós somos aquilo que somos, aquilo que acreditamos e mesmo aquilo que defendemos, mesmo que isso seja errado, nós defendemos com unhas e dentes pois é aquilo que faz mais sentido para nós.
Defender ideias não é fácil, pois para acreditarmos em algo é necessário que exista um porquê disso, um argumento para a nossa ideia ser melhor do que a de outra pessoa. Defender ideias perante os outros não pressupõe apenas conhecer o assunto do que se fala, mas sim tem opinião própria e poder de argumentação.
O poder de argumentação é algo que as pessoas normalmente não compreendem, argumentar não é apenas falar, falar e falar, mas sim falar com sentido, falar não só de um tema mas sim falar através do cérebro, utilizar todas as nossas forças para incorporar aquilo que defendemos, sendo ela correcta ou não.
Pode parecer impossível, mas argumentar algo errado também é válido, apenas é necessário um esforço maior, mas não deixa de ser possível. Existem inúmeras pessoas com grande poder de argumentação, conheço algumas que me fascinam por isso mesmo, só porque tornar algo pouco real em algo que queremos acreditar.
Assim, discutir um assunto ou tema com alguém não é só argumentar mas também é necessário saber ouvir a outra pessoa, porque só assim teremos uma visão diferente para assumir o erro ou reforça ainda mais a nossa posição.
Adoro uma discussão saudável, adoro dar os meus argumentos, adoro a sensação de ter a razão mas não tenho problemas em assumir quando erro, se custa? Claro que custa, e ninguém gosta de engolir o sapo, mas nada pode ser pior do que uma pessoa que não aceita opiniões alheias.

2 comentários:

  1. Este comentário vai ser pequenino porque não estou com inspiração para mais: com este post fizeste-me lembrar a minha stora de filosofia :o

    Odeio-te só por causa disso x)

    ResponderEliminar
  2. Agraceço só por vires escrever esse sentimento...

    ResponderEliminar