21 outubro, 2010

A Ponta do Iceberg

É estranho, gosto de me gabar, ou melhor de enaltecer as coisas que faço, no entanto não gosto que os outros façam por mim, sinto-me desconfortável e sem saber o que dizer. Talvez por timidez mas mesmo assim incomoda-me quando me dizem que faço algo bem feito, não é que não seja verdade ou que não dê valor aquilo que faço mas prefiro que as pessoas me tratem como uma pessoa comum, não é por fazer algo melhor ou pior que os outros que me torno diferente, se sou diferente é porque penso de maneira diferente e faço por mostrá-lo aos outros, não sou diferente por comparação, não por ser melhor que alguém, isso não me sabe a nada. Vejo as comparações como uma maneira de desvalorizar os outros em vez de valorizar alguém. Se não somo todos iguais como nos podemos comparar, alem de tudo mais, quando alguém é bom em algo, certamente haverá uma outra coisa que não fará tão bem, ninguém é perfeito e se as pessoas são menos eficazes em algo só temos de as ajudar a tornarem-se.
Há pessoas que adoram rebaixar os outros e acham-se superiores no entanto não são em nada diferentes, e muitas vezes inferiores, não é aquilo que fazemos que nos torna únicos, mas sim como fazemos, o que damos em tudo aquilo que fazemos é que torna tudo tão especial.
Triste que as pessoas não vejam isso, não percebam que muito além do que se vê está muito mais escondido, utilizando uma comparação muito comum posso afirmar que as pessoas são como os icebergs, aquilo que se vê não se compara aquilo que está oculto e mesmo sendo, o que está oculto, um bloco irregular, haverá certamente muito para descobrir, arestas todos temos, só temos de saber como lidar com as de cada um.

7 comentários:

  1. Ok, isto é estranho. Há certas coisas que escreves que eu partilho contigo, mas o meu problema é, por vezes, querer partilhar o que sinto no meu blog e não saber por onde começar ou como dizer.
    E acredita que isso das comparações sou vítima quase todos os dias. No trabalho principalmente. Só me apetece mandar com algo à cara dessas pessoas, porque se o faço é porque gosto de fazer e quero mostrar que sou capaz, e não para me compararem em aspecto positivo ou negativo com uma ou mais pessoas. E estar a dizer 'boa, fazes isso tão bem', só serve para eu pensar que não fiz assim tão bem e que essa pessoa estava a ser cínica. Pessoas assim, não gosto mesmo nada. Comparações muito menos.

    (e se eu não fosse ao post anterior ver se tinhas respondido ou não ao meu comentário ficava a pensar que não gostaste nada da pequena invasão :x )

    ResponderEliminar
  2. Somos constantemente comparados aos outros mas é algo errado, salvo algumas excepções as pessoas tentam sempre fazer mais e melhor, se não o fazem é porque não sabem, por isso em vez de julgá-las é bem mais facil ajudá-las.

    Gosto que me escrevam e faço os possiveis para dar uma resposta.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou daquelas pessoas que ajuda. Gosto e into-me bem ao fazer isso, e gostava que me dessem mais valor por isso. Mas não! Todos aqueles que me conhecem têm sempre uma ideia péssima de mim no dia em que existe o 'Olá, prazer em conhecer-te.' Mas depois lá vão mudando ou não de ideias. Depende muito.
    Às vezes à aquela coisa de sermos um pouco fracos (ou não, depende da perspectiva) de nos compararmos a alguém e dizer 'quero ser como ela.' ou 'quero ser melhor do que ela.' Acho que já aconteceu a qualquer um de nós. E por experiência própria não tem fruto nenhum. o tentar ser melhor que alguém é psicológico, porque nós somos sempre melhores que alguém em certas coisas.

    Eu também gosto que me escrevam, mas eu estava à espera que fosses escrever o meu blog e não aqui x) Mas tudo bem ;D

    ResponderEliminar
  4. Normalmente tambem sou visto como um iceberg, as pessoas que me conhecem acabam sempre por ter uma primeira ideia errada de mim, depois com o tempo acabam por conhecer uma outra pessoa, isso é normal.

    Eu prefiro responder onde me escrevem, para poder ter o antecedente da conversa, mas não exitarei em escrever no teu blog assim que entender.

    ResponderEliminar
  5. Só me dás o trabalho de cá vir ver se respondes-te ;D Estou a brincar :p

    ResponderEliminar
  6. peço desculpa... mas penso que tem mais lógica

    ResponderEliminar
  7. Não precisas de pedir desculpa. Estava só a brincar contigo :)

    ResponderEliminar