08 outubro, 2010

Responsabilidade vs Responsabilidade

Alguém me quer fazer o favor de explicar porque razão um empregado tem de trabalhar horas extra (não remuneradas) só porque tem responsabilidades a cumprir?
Não sou de acordo com as horas extras, contudo tenho de afirmar que quando remuneradas são um alivio para a carteira, no entanto, o meu trabalho vale dinheiro, dinheiro esse que teimam que não deve existir porque, segundo eles, as pessoas que trabalham na empresa tem responsabilidades a cumprir e assim sendo não deve existir outro tipo de remuneração.
Antigamente chama-se a isto escravatura, actualmente as pessoas costumam chamar-lhe responsabilidades, quanto a mim, não passa de um aproveitamento por parte dos superiores para terem mão de obra gratuita.
Em parte eu não culpo os empregadores, mas sim os empregados que mesmo sabendo que não têm obrigações de trabalhar horas a mais que aquelas que o contrato enumera, continuam a fazer tudo aquilo que lhes pedem. Eu até acho bem que exista um bom ambiente entre patrões e empregados, uma boa relação entre ambos só facilita o sucesso, mas vamos lá ver, se os funcionários tem obrigações como dizem, os patrões não tem de as ter? Eu acho que somos todos iguais, portanto, meus senhores, existe algo que se chama, gestão de projecto, que entre muitas coisas faz com que se tenha uma lista de tarefas a realizar e o respectivo tempo de execução, o que quer dizer que as coisas tem de ser feitas nesse tempo e consequentemente tudo estará realizado nos prazos previstos, o que significa que ninguém terá de fazer horas extra só porque as pessoas (típicos portugueses) gostam de deixar tudo para o fim e fazer as coisas á pressa.
Quanto a mim, peço desculpa mas se querem que trabalhe que me paguem, eu não trabalho a custo zero, durante alguns anos matei a minha cabeça a estudar, os meus pais gastaram rios de dinheiro para eu poder ter uma formação que me desse um futuro, portanto e tendo em conta esses factores e a juntar ao facto de que tempo é dinheiro, se querem que trabalhe, há que chover dinheiro, caso contrario eu estarei na cama a aquecer, caso precisem.
Contudo eu continuo a não concordar com as horas extra, é mais uma maneira de os patrões não terem mais funcionários. Tempos de crise não são sinonimo de trabalho gratuito.

2 comentários:

  1. Compreendo a tua perspectiva. Mas infelizmente esta crise dá para tudo, para pessoas que se sujeitam. Para patrões que abusam. E tal como observas e muito bem, isto está muito mais próximo da escravatura que outra coisa. Agora, tu vê lá o que fazes, porque se tens um bom trabalho, não te esqueças que aquilo que aprendemos na escola não é linear, e a realidade cá fora é muito mais cruel! Temos que saber contornar alguns obstáculos de maneira inteligente para conseguir o nosso lugar ao sol...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida que o que se aprende na escola está muito longe da realidade do mundo empresarial, contudo isso não é motivo para eu desistir daquilo que acredito, e de lutar pelos meus direitos, posso não fazer muita diferença no meio de tantos empregados, mas se mais alguns como eu começassem a pensar com cabeça na maneira como tem trabalhado, então iam ver que os patrões se tem aproveitado.

    ResponderEliminar