14 maio, 2010

Os homens também choram

O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardado, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por acções como piscar dos olhos) causarão a contracção da glândula lacrimal, liberando a lágrima.
Esses fenómenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo.
Chorar é algo pelo que todos nós já passamos, mas só quando temos alguma idade é que nos vamos apercebendo verdadeiramente do seu significado.
Já chorei algumas vezes, chorei quando era pequeno e queria a atenção de todos, chorei porque tinha fome, chorei porque tinha medo, mas só á bem pouco tempo é que senti o que era chorar pelos sentimentos que tinha, algo que até então nunca sequer tinha imaginado, vivemos numa sociedade que ainda tem o preconceito de que os homens não choram, mas não, choramos sim, e não tenho problemas admitir, e já chorei por coisas que nunca imaginei.
Acho que a primeira vez que me lembro de chorar e saber o verdadeiro motivo, foi na perda, quando perdemos alguém de quem gostamos ficamos tristes e não há que esconder, se temos vontade de chorar porque não o havemos de fazer.
Já chorei por tristesa, porque algo não me correu bem, já chorei de alegria porque sentia essa necessidade, já chorei por amor, por não ser correspondido, já chorei por alguém por não a fazer feliz, já chorei porque alguém me deixou, já chorei porque precisava, já chorei nem sei porquê, e continuarei a chorar sempre que assim sinta necessidade.
Chorar faz-me bem, sinto um alivio quando choro, quando preciso de chorar, agarro-me a minha almofada, apesar de um ser inanimado, ela está comigo, gosto de abraçá-la e chorar quando disso preciso.
Não é vergonha chorar, não me preocupo com o que os outros pensam, sim sou homem, e sim choro, qual é o mal nisso?

2 comentários:

  1. Gostei imenso deste texto. E é óbvio que os homens choram. Nem todos o admitem porque julgam que isso lhes faz perder a "pose". E fico feliz por saber que não tens problemas nenhuns em lidar com as tuas emoções.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. claro que não sara, acho que é uma qualidade saber admitir verdadeiramente que sentimos...

    ResponderEliminar