19 abril, 2011

Construir

Construção, construção é a única palavra que me ocorre para determinadas situações, para determinadas pessoas, para determinadas atitudes das quais estou exausto.
E porquê construção? Refiro-me a uma construção de atitudes, um elaborar de circunstancias que levam a um final coerente e mais do que justificado.
Deixando-me de rodeios vou exemplificar melhor aquilo que pretendo exprimir, o que mais uma vez se traduz em revolta perante as atitudes ignóbeis de determinados seres.
Generalizando o tema e falando um pouco mais em concreto, falo-vos da minha liberdade, e no dia em que a minha mãe me disse. -Se queres a tua liberdade tens de ter a tua responsabilidade. Desde aquelas palavras que tenho seguido tal filosofia como se da constituição do meu ser se tratasse.
Por vezes não é fácil entendermos aquilo que outros nos pretendem transmitir, e naquela altura, era eu ainda muito jovem, também não o percebera, no entanto com a consciência que foi ganhando da vida aquelas palavras começavam a ganhar um novo sentido para mim. Não basta ter a nossa liberdade, mão basta dizer que somos livres se não tivermos atitudes tais.
Vejo enumeras vezes nesta situação muitas pessoas, as quais gloriando-se da sua situação, contudo, não basta dizer que somos livres para que isso seja verdade e mais do que uma palavra a liberdade pressupõe uma racionalidade mais do que madura, pressupõe uma inteligência digna e não uma mentalidade mesquinha e imatura que na maior parte dos casos é mais do que certo, e tudo porque a necessidade destas pessoas de se tornarem superiores, de se tornarem mais do que aquilo que são vem ao de cima.
Sempre prezei a minha liberdade, sempre me vangloriei de tal facto mas de certo que sempre fiz para que assim pudesse ser, desde a minha liberdade condicionada á vida conjunta com os mais pais até a minha liberdade plena conseguida com a emancipação monetária após todo o meu percurso jovem, e nesse dia, em que me pude finalmente gabar de tal facto, toda a minha liberdade ganhou um outro sentido, o sentido de que qualquer coisa que seja dita só tem um verdadeiro significado se puder ser provado.
Já não dou o meu abalo sobre as crianças pois dessas todos nós conhecemos que sempre querem mais do que aquilo que têm, mas quanto a pessoas maiores, não vejo justificação possível para as ignaras atitudes, muito menos para a necessidade de se sentirem mais do que outras.
É aqui que é necessária a construção de que falei no inicio, uma construção de carácter, de mentalidade e mais ainda de personalidade. Tal como eu construí a minha liberdade, e continuo a construir tudo á minha volta, todas as outra pessoas devem fazer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário