13 dezembro, 2010

Conhecendo Estocolmo

Visto que ainda não terminei toda a documentação dos factos passados em terras frias, hoje vou escrever algo mais sobre tais momentos.
Nos primeiros dias tratei de realizar aquilo para o qual me tinha deslocado a tal sitio, ou por outras palavras, conhecer universidades e os mestrados que me agradassem. Como Estocolmo é uma cidade bem pensada e eu já tinha tudo mais ou menos planeado, acabei por concluir tal tarefa no primeiro dia, ou melhor, no primeiro em que estive na cidade.
Quanto a universidades (instituição), infra-estruturas e cursos, só tenho uma palavra, estupefacto, não há termo de comparação, é um local com uma imensidão de oportunidades.
Nos dias seguintes, aproveitei o pouco tempo que tinha para conhecer a cidade, museus, historia, enfim, um pouco de tudo.
Foi uma visita muito enriquecedora em todos os aspectos, como já eu calculava que fosse, mas nunca esperava que tudo aquilo que pensava fosse superado, são inquestionavelmente um povo muito superior culturalmente falando.
Visitei o museu nacional, onde pude ver toda a história da Suécia, desde os seus reis até á sua cultura pelo design, que claro, foi a parte mais fascinante, visitei o museu de arte moderna, que apesar de não ser muito o meu estilo, fiz um esforço para me enquadrar no ambiente, gostei, sim, mas definitivamente não é a minha praia. Visitei também o museu nórdico, e este particularmente fascinou-me pois pude ver, ver mesmo, como viviam as pessoas na Suécia á alguns anos atrás, as suas roupas, os seus hábitos, costumes, tradições, um pouco de tudo, com o pormenor que tudo estava documentado em forma de cenário, ou seja, tudo existia, tudo estava presente, e não era em forma de pintura ou algo do género mas sim em peças materiais enquadradas nos local, foi muito engraçado sem duvida, e claro o design também aqui estava presente, mas um motivo para ao meus olhos cintilarem e congelar o tudo a minha volta enquanto bajulava todas aquelas peças mais que perfeitas.
Ainda visitei mais alguns museus mas os principais estão já documentados. Os momentos restantes da viagem foram passados conhecendo a cidade, e tirando fotos, bastantes fotos, mais propriamente cerca de 800 fotos, o que seria de nós sem as máquinas fotográficas digitais. Atendendo ao estado atmosférico que se vive naquelas terras nesta altura do ano, tenho só a acrescentar que, todas as fotos tiradas em exterior tem um elemento em comum, a neve, essa foi a característica desta viagem, mas não me posso queixar, vive-se bem, mesmo com dezasseis graus negativos, eu comprovei.
E assim chegou ao fim a minha aventura por Estocolmo, mas não acabei ainda com todas as aventuras, porque depois de uma semana em Estocolmo, ainda mal eu sabia o que me esperava. Continuarei esta narrativa num outro dia para não alongar muito mais este texto. Esperem para ver!

2 comentários:

  1. Já há algum tempo que ando para te perguntar : e umas fotozitas, não? Queria sentir mais um bocadinho de inveja... saudável, claro :)

    ResponderEliminar
  2. É justo, tenho de tratar disso... não me irei esquecer

    ResponderEliminar