08 dezembro, 2010

Mentalidades!

Estocolmo, a terra fria, a terra de uma outra cultura, a terra de uma outra gente. Durante toda a minha estadia nesta cidade eu vi neve, para onde quer que olhasse eu via neve, mas via também um mundo cheio de novidades um mundo cheio de alternativas.
Adorei esta nova experiencia, adorei conhecer aquela cultura, tudo é tão diferente, as pessoas, as ruas, os edifícios, os comportamentos, tudo, tudo era diferente, algo que eu já esperava.
As culturas nórdicas são por natureza culturas mais evoluídas, e não é preciso muito para de descobrir o porque disso, eles têm uma mentalidade mais evoluída. Pude ver por mim, que naquela terra há preocupação com tudo o que os rodeia, isso é o que mais se evidencia.
Eu sou suspeito de falar, porque para mim o verdadeiro motivo dessa evolução é a mentalidade de evolução de procura da perfeição, é a importância que eles dão ao design.
O Museu Nacional, de Estocolmo, baseia-se praticamente na evolução histórica daquele povo, onde se pode ver que desde sempre eles defendem que o design é a base de tudo, e explico para que não haja mal entendidos, eu falo do design em termos funcionais e não em termos estéticos. O funcionalismo do design sueco é a grande arma que eles têm contra o resto do mundo, são um povo que antes de se preocupar com a aparência de algo, preocupam-se com a sua funcionalidade, lá pode perceber-se que os criadores/designers, preocupam-se com as pessoas para quem estão a trabalhar em vez de pensarem no lucro que irão ter se a sua obra for bonita. Resultado, peças funcionais que cumprem a função para a qual são concebidas.
Os nórdicos preocupam-se com as pessoas antes de se preocuparem com os lucros ou com eles próprios, pode ver-se isso até numa estação do metro, onde as pessoas agem civilizadamente, pequenos pormenores fazem toda a diferença.
O museu Nacional foi sem dúvida um bom sítio de conhecer, lá conheci toda uma cultura, uma cultura avançada, uma cultura humana, não uma cultura monetária e estética.
Como designer, era um sonho fazer parte desta cultura, eles são o exemplo perfeito do processo de design, eles não se limitam a fazer, eles pensam antes de o fazer.
Um dia culturas como esta multiplicar-se-ão por toda a parte, pena é que muitas delas precisem de séculos para perceberem isso, pois enquanto existirem mentalidades fechadas e exclusivamente capitalistas, é impossível que um país como Portugal consiga atingir tal patamar.
Sabem que mais, apesar de se preocuparem primeiramente com um bom produto em vez de um produto barato, eles conseguem que esses mesmos tenham sucesso, o que faz deles um país rico.

4 comentários:

  1. Realmente há uma grande diferença de mentalidade e a nossa é tão difícil de mudar que é mais fácil mudarmos nós de país...

    ResponderEliminar
  2. Claramente que sim, contudo são decisões mais profundas do que imaginamos. Temos de decidir que desafio queremos

    ResponderEliminar
  3. Um bom exemplo disso é o Ikea, eles são primeiramente funcionais e depois a estética, eles pensam em pormenores absolutamente fantásticos. Provavelmente tu falas no design a outros níveis, talvez sejas designer, mas eu sou mulher e tás a ver o tipo de design que eu reparo mais, lol. Mas concordo inteiramente contigo, a mentalidade nórdica é muito à frente. A nível económico, de ensino, de transportes, política, de maneira de viver, eles são organizados,limpos, práticos, e respeitam a natureza, para além de dar fulcral importância à cultura.
    Nunca lá fui, mas adorava, até porque o meu irmão foi estagiar para a Finlândia 6meses e disse maravilhas da cultura nórdica.
    Sortudo, tu :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Sim o Ikea é um dos grandes exemplos da cultura de desenvolvimento que os nordicos têm, aí se vê pequenos grandes pormenores, para mim como desginer fascinam-me coisas que para muitos não tem significado, mas tambem vejo aquilo que a sociedade vê, e toda a gente sabe que eles são muito bons.
    Como país, são fenomenais, e são inteligentes o suficiente para ter uma cultura soberba apesar da situação geografica.

    ResponderEliminar