11 abril, 2011

Os tempos mudaram?!

Ora então criançada faz favor de crescerem!
Tenho vinte e três anos e ressalto este ponto já antes de me começarem a julgar perante o tema que vou abordar agora.
O que se passa é que eu sinto-me revoltado com as atitudes das crianças de hoje em dia, independentemente da mudança dos tempos, o que para mim parece a desculpa de sempre.
Já á algum tempo que tenho vindo a criar uma opinião sobre aquilo que se dá aos filhos, ou seja, as vontades que lhes fazemos e que desde a minha infância tem mudado bastante.
Quando eu era muito pequeno lembro-me de ir a festas ou feiras e não havia uma em que não saí-se de lá amuado ou a chorar porque queria sempre comprar algo, e que nunca ou quase nunca me faziam a vontade. Lembro-me de chegar a odiar os meus pais por nunca me darem nada mas agora que olho para trás, percebo as razoes porque as coisas eram assim. Primeiro se eles me dessem tudo aquilo que queria o dinheiro (que não era muito) iria ser ainda menos, segundo, se eles me comprassem algo sempre que pedisse eu iria querer sempre mais, terceiro e mais importante, se me dessem tudo eu não iria dar valor aquilo que tinha, e é precisamente este o ponto em que eu discordo agora educação que se dá ás crianças de hoje em dia.
Com o aumento do poder de compra os pais na sua boa fé, podem e compram tudo aquilo que os filhos lhes pedem logo desde pequenos, depois mais tarde não conseguem deixar de comprar.
Quem não gosta de receber um brinquedo novo?! Acho que todos nós gostamos independentemente da idade, mas com as crianças á que haver um limite, porque tudo aquilo a que se habituam em crianças vão demonstra-lo quando forem mais velhas, e é aqui que os pais erram.
Acho que as crianças de hoje em dia têm tudo aquilo que querem, quase que são donos dos pais, e estes têm de trabalhar para satisfazer os pedidos dos mais pequenos o problema é que inconscientemente estão a criar pessoas insatisfeitas, cheias de tudo e habituadas a ter tudo sem esforço o que mais tarde se vai revelar uma mentira na vida porque todos sabemos que na vida as coisas custam bem mais do que um tostão que os nossos pais ganhavam.
Infelizmente parece que é muito normal dar de tudo ás crianças e estas de bem contentes que ficam ainda querem mais e depois não há quem lhes meta um travão.
Quanto a mim, eu muitas vezes fiquei chateado com os meus pais por não me darem aquilo que queria, mas agora agradeço-os e rimo-nos juntos daquelas birras que fazia. E agora eu tenho a mesma opinião que os meus pais tinham, e mesmo não sabendo o que é ser pai, eu farei aquilo que os meus pais a mim fizeram, ou seja bater o pé a um filho porque agora eu sei que não podia ter sido educado de outra maneira pois mais do que perceber que a vida não é um mar de rosas, eu aprendi também que a vida tem outro sabor quando conseguimos algo por nós próprios.

1 comentário:

  1. Concordo perfeitamente com tudo que dizes! Esta juventude está perdida.

    ResponderEliminar