23 março, 2011

A melhor profissão do mundo

A melhor profissão do mundo é a minha, ser designer é ser muito mais de um simples artista gráfico, é muito mais do que pegar numa folha de papel e numa lapiseira e esboçar aquilo que nos vem á ideia.
Ser designer é ter uma mente organizada, é ser metódico mesmo quando trabalhamos pela primeira vez no determinado tema.
Já muitas vezes afirmei que para ser designer não é preciso vocação, não é preciso nascer-se para isso, e esta minha posição vem sendo reforçada com o passar do tempo e com o tomar de consciência da existência e pessoas com a designação de designers, no entanto e para grande tristeza minha o meu mundo divide-se em dois, os bons e os supostos designers, começando por explicar os segundos, estes são aqueles que adquiriram a sua formação como eu mas que não se evidenciam, não chamam a atenção, fazem projectos básicos e têm medo de se assumir perante um desafio quase utópico, os bons designer, no qual me incluo e não escondo, caracterizam-se principalmente pela abordagem destemida ao um problema por mais difícil que este seja.
Durante a minha formação vi muita gente assumir os problemas apresentados pelos docentes como um bicho-de-sete-cabeças, evitando sempre entrar por caminhos mais difíceis, impondo a si próprios limites que não deviam de existir. No meu caso, acontece ao contrário, eu sempre adorei os desafios e mesmo aqueles que me pareciam impossíveis, geravam na minha cabeça uma solução digna de ser experimentada e que muitas vezes assustou algumas pessoas ao ponto de me fazerem desistir de tais ideologias, isso aconteceu duas vezes e são estas que até hoje se tem mantido na minha cabeça como um objectivo não cumprido.
Todos nós temos um pouco de designers, não é difícil, basta um pequeno desafio e as ideias começam a surgir, claro que se não tivermos umas dicas direccionais sobre os caminhos a seguir, esse caminho torna-se bem mais difícil.
Eu defino um designer como uma pessoa observadora, a ideológica, visionária, organizada, metódica, criativa, mas principalmente uma pessoa ambiciosa.
Ignorantemente as pessoas têm ideia de que um designer é uma pessoa que faz um desenhos no seu bloco de bolso e que depois manda alguém transformar a sua ideia fantástica num objecto de sucesso, no entanto o design é muito mais do que isso, desenhar é uma ínfima parte de um projecto de design e a parte de dar ordem a alguém para produzir algo é ainda uma mais pequena parte.
Ser designer é a melhor profissão do mundo porque não existe limites para aquilo que fazemos, é assim porque estamos sempre á frente do que os outros vêm (nós projectamos o que outros vão ver mais tarde), é a melhor porque estamos em tudo o que existe á nossa volta, é a melhor profissão do mundo porque… é a minha, e não me imaginava a fazer outra coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário