13 março, 2011

Lição 3: Mentiras

Há algumas coisas que eu não consigo entender, as quais vou demonstrando o meu desagrado por aqui, hoje é a vez de me expressar relativamente a mentiras.
Não sei se sou só eu que me revolto com isto, mas a verdade é que não suporto as pessoas que mentem.
Todos nós já mentimos uma vez na vida, por muito pequena que seja houve já momentos que utilizamos esta táctica para tentar enganar alguém, e digo tentar, porque como todos nós sabemos, a verdade vem sempre ao de cima.
Por vezes a mentira parece um caminho simples, no inicio as consequências são sempre muito menos severas do que se a verdade falássemos, no entanto, tudo acaba por ser descoberto, e muitas vezes aquilo que poderia ser resolvido no inicio vai aumentando até que pode causar alguns sérios problemas.
Correndo o risco de ser acusado de cliché, ressalto a importância de manter sempre a verdade como o grande objectivo de todos, caso assim não seja, de uma mentira simples, vão se construindo mentiras maiores para encobrir a primeira chegando possivelmente a um ponto em que por muito que se tente ocultar a verdade de outrem essa já não é possível, é o chamado efeito bola de neve, aquele que tão bem conhecemos.
Conheço alguns tipos de mentirosos mas apenas dois deles se sobrepõem na minha mente para vos mostrar a minha perspectiva, a primeira pessoa, pode-se considerar um mentiroso compulsivo, conheci-o há muitos anos atrás, e o seu discurso sempre foi um pouco confuso, no entanto era-me difícil avaliar a dita pessoa pois não tinha conhecimento de causa, contudo e a favor de tudo aquilo que se sabe em relação ás mentiras, alguns tempos mais tarde as pessoas começaram a conhecer melhor, chegando ao ponto de não lhe darem credibilidade alguma. Um outro caso, ou melhor, este não abrange apenas uma pessoa mas sim várias e eu chamo a este tipo de falsidade, mentira de quem não tem coragem, e passo a explicar, algumas/muitas pessoas têm problemas em falar sobre certos assuntos, entre os quais sentimentos, assim, e para meu desagrado, algumas pessoas que me rodeiam mentem em relação aquilo que sentem, aquilo que querem/desejam com o intuito de que assim será mais fácil de resolver o dito problema, no entanto, e por mim falo, é impossível resolver o que quer que seja sem levantarmos a cabeça e enfrentarmos os problemas, no entanto, muito boa gente continua a pensar que nada disso faz sentido, e essas pessoas continuam a mentir, ignorando as consequências dessas mentiras.
Apesar de serem mentiras diferentes, ambas tem algo em comum, o facto de que os seus protagonistas perdem a amizade daqueles que um dia o foram, tudo porque não tiverem coragem de admitir aquilo que por vezes é duro, a verdade.
Numa retrospectiva ao segundo caso apresentado, posso afirmar que é o tipo de mentira que mais me chateia e tudo porque este só acontece por falta de coragem, falta de maturidade para lidar com os problemas que supostamente são nossos. Para essas pessoas e para uma em particular, se querem realmente alguma coisa da vossa vida, façam-se gente assumam as vossas responsabilidades.

1 comentário:

  1. Também detesto mentiras.
    Claro que todos já mentimos uma vez na vida,mas há mentiras e mentiras.E há quem minta com tdos os dentes que tem na boca só porque sim.
    Hoje deparei-me com várias mentiras...
    Ainda por cima da parte de um familiar que parece empenhada em semear a discórdia entre a minha família.
    É difícil...e quase perdi as estribeiras..

    ResponderEliminar