25 junho, 2010

Quem é o culpado?

A vida é aquilo que fazemos, não adianta culparmos os outros pelos problemas que temos, não vale a pena perder tempo a justificar erros, se os temos, só temos de os emendar, não é assim tão difícil, o problema é que estamos todos habituados a culpar os outros em vez de assumirmos as nossas culpas, o nosso orgulho cega-nos, e em vez de resolvermos o que temos para resolver perdemos tempo a inventar desculpas.
Há dias em que me revolto com o que se passa a minha volta, porque apesar de não ser perfeito eu faço um esforço, e pelo menos sei admitir quando erro. Uma vez tive um professor que me disse, que estamos todos habituados a dizer que nunca somos nos que erramos, o problema é sempre dos outros, a partir desse dia lembro-me sempre do que ele me disse quando erro, e isso faz-me pensar de quem realmente é a culpa.
Estou habituado a ouvir umas pessoas a culpar as outras pelos seus próprios erros, não me agrada mesmo ouvir estas coisas, talvez as pessoas devessem pensar um bocadinho mais naquilo que dizem e no que fazem.
A propósito disso eu tenho uma frase que uso constantemente e que faço questão de a cumprir. No meio da bela educação que tive recordo algumas dos conselhos que me dava o meu pai, e a propósito deste tema, uma vez falou-me ele: -Se queres as coisas bens feitas tens de ser tu a faze-las.
Não podia estar mais de acordo com esta afirmação, e apesar de eu não ser a melhor pessoa á face da terra, tento cumprir esta regra, pelo menos tem um lado bom, porque se errar, o responsável sou eu.
É pena que as pessoas não percam tempo a pensar neste tipo de pormenores, acho que seriamos melhores pessoas se não andasse-mos a culparmo-nos uns aos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário