12 março, 2010

Talento vs Génio

Talento faz o que pode; génio faz o que é preciso, por: Carlos Drummond de Andrade.
Não é preciso muito para perceber o significado desta frase, nem vou perder tempo a explica-la, mas importa salientar a mensagem, não é só preciso ter talento para algo, mas sim mostrar isso mesmo quando é necessário, não podemos achar que somos os maiores e encostar-nos á sombra daquilo que fizemos no passado, o que está feito, feito está.
Existe nesta sociedade uma ideia que devemos guardar tudo sobre o nosso passado, passamos a vida a guardar um objecto, uma fotografia ou uma memoria, só por que isso nos trás boas recordações, eu sou contra isso, como não podia deixar de ser também o faço, mas faço-o com muito memos frequência, porque penso que não devemos viver agarrados a um passado durante uma vida inteira.
As recordações que gosto de ter são sobre o que se passou hoje, esses foram os melhores momentos que tive, claro que me recordo de muitas coisas boas da minha vida, mas não adianta reter tudo mas sim viver apenas com aquilo que aprendemos daquilo que vivemos.
Sou uma pessoa muito prática, recordo o que tenho de recordar e não é por guardar um objecto que me lembra algo que vou lembrar isso mais depressa, quando as memorias são boas estão sempre connosco, sempre que precisamos. Não é por guardar uma camisola da avó ou um livro da mãe que vamos lembrar essas pessoas, que nos são tão importantes, mais depressa, as pessoas que nos são importantes estão sempre no nosso coração e mesmo que não esteja-mos sempre a pensar nelas há sempre momentos que recordamos, e que bem que sabe recordar uma pessoa de quem gostamos só porque nos lembramos e não por olhar para um objecto que muitas vezes colocamos em exibição em algum local mas que posteriormente nem damos conta que lá esta.
Para mim nem as fotografias são uma boa recordação porque há coisas e momentos que as fotografias não retêm, por isso a melhor maneira que temos de recordar algo é apenas guardando essas recordações na nossa cabeça.
Não é por termos talento que somos génios mas sim somos génios se soubermos mostrar o nosso talento, e o nosso talento vem daquilo que aprendemos com tudo o que nos rodeou ate ao dia que estamos a viver, pode ser a mais ínfima coisa, a mais insignificante, mas mesmo essa deixa sempre uma marca em nós, apesar de quase nem darmos valor a essas pequenas coisas, são essas que nos dão as melhores recordações.
Todos nós temos um pouco de génios mas alguns preferem não mostrar isso e limitam-se a fazer o mesmo que os outros fazem, limitando o seu talento àquilo que já existe, não é por sermos parecidos uns com os outros que temos de fazer todos o mesmo.
Sempre defendi que temos de ser originais, fazer aquilo que achamos melhor mas com uma justificação e não porque os outros também o fizeram, se vivemos é porque temos algo para fazer, algo para mostrar, mesmo que isso não seja algo grande que nos dê muita visibilidade, não é isso que importa mas sim o motivo pelo qual fazemos.
E o nosso motivo deve ser fazer o que é preciso fazer, como um verdadeiro génio.

Sem comentários:

Enviar um comentário