01 março, 2010

Desculpem

Hoje venho pedir desculpa, pela minha fidelidade a uma ideia generalizada e errada de muitas pessoas, aqui á uns dias postei algo sobre o cérebro, nesse texto falei que só utilizávamos uma ínfima parte do nosso cérebro.
Assim, quero pedir desculpa a todos e principalmente aos neurociêntistas que pelo que sei não gostam muito daquilo que disse. E o que eu disse foi que nós Homens só utilizamos cerca de sete por cento do nosso cérebro, mas hoje li que essa afirmação é um mito, mito esse que surgiu a mais de um século mas que não tem qualquer fundamento, pois segundo estudos realizados por especialistas o nosso cérebro é um órgão extremamente eficiente. Segundo o mito existia uma grande parte do cérebro que não era utilizado, portanto poderíamos concluir que não existem pessoas estúpidas mas sim Einsteins que ainda não aprenderam a utilizar o resto do cérebro.
Na verdade, nós utilizamos a totalidade das capacidades do nosso cérebro, mesmo nas tarefas mais simples que realizamos.
Agora falando um bocado sobre o nosso cérebro, algo que ainda ontem discuti com outra pessoa.
Muitas vezes tendemos a projectar-nos no futuro, quando fazemos isso o nosso cérebro tende a aplicar nesse futuro pormenores irreais e deixar de parte outros que podem ser importantes, assim ao estarmos a confiar na nossa realidade imaginada estamos a correr um risco de ignorarmos perigos, oportunidades e imprevistos, imprevistos esse que podem e quase sempre mudam o curso do nosso futuro, por isso é que nunca deveríamos projectar o nosso futuro mas ir vivendo um dia de cada vez, porque o nosso cerebro é um instrumento muito poderoso mas só calcula probabilidades tendo em conta nós, e o nosso futuro não depende só de nós mas sim de um conjunto muito elevado de situações, pessoas, ambientes etc.
Desta forma aconselho as pessoas que costumam projectar o seu futuro a deixar de o fazer, porque geralmente desiludem-se com o resultado final, porque estas acreditam no que o seu cérebro projecta e esquecem-se dos imprevistos, isto mais tarde ira causar problemas muitas vezes graves.
Vamos lá usar o nosso cérebro como deve de ser em vez de andar-mos a sonhar com os números do euromilhoes, o nosso cérebro é bem mais poderoso do que podemos imaginar.
Para finalizar, devo dizer-vos que o Homem mais inteligente de sempre, o Einstein, tinha um cérebro exactamente do mesmo tamanho do vosso, exactamente mil e trezentas gramas, nem mais nem menos, por isso há que aproveitá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário