16 novembro, 2010

Os prazeres da vida

Já algum tempo que me venho apercebido que desde que deixei os estudos que a minha vida teve uma mudança quase drástica, em simultaneidade com o inicio de uma vida laboral e de um horário pouco flexível, ajudou a essa mudança.
Quando estudava, tinha mais tempo livre e consequentemente desperdiçava-o fazendo coisas menos produtivas, coisas que não me enriqueciam em nada, agora e depois de quase um ano de trabalho, apercebo-me que deixei de realizar actividades pouco produtivas ou desperdiçar tempo com coisas que não me dão nada.
O facto de trabalhar nove horas por dia e ter as restantes horas completamente preenchidas, ou melhor, com prioridades estabelecidas, faz com que não perca tempo a ver televisão, com programas estúpidos, fúteis e sem conteúdo, deixei também de desperdiçar tempo em vídeo jogos, deixei de passar horas em frente ao computador, talvez porque agora o faço no meu horário de trabalho, deixei de realizar tarefas que até aquela data eram quase obrigatórias na minha vida, mas com as mudanças que a minha vida teve, tive de estabelecer prioridades, ou seja, escolher aquelas actividades que me dão mais prazer, aproveitar melhor o tempo, tornar-me uma pessoa mais culta.
O que sinto em relação a isso é que foi uma das coisas boas que a vida de trabalhador me trouxe, e agora vejo que muitas das coisas que fazia anteriormente eram simplesmente tempo gasto, obviamente a maturidade que ganhei com a mudança de vida e de responsabilidades também ajudou, mas fico feliz por me ter tornado uma pessoa assim, pelo menos sinto que desperdiço o meu tempo enriquecendo-me com algo em vez de desperdiçá-lo apenas por prazer!

2 comentários:

  1. Toda nossa vida sofre alterações e acredito que uma que se note mais seja mesmo o momento em que deixamos de ser estudantes para entrarmos no mercado de trabalho.
    Estudar e trabalhar, é complicado. Muito complicado mesmo. E cansativo.
    Mas sempre ouvi dizer que "quem corre por gosto não cansa". Eu sou assim. Mas gostava de ter um pouco mais de tempo para mim. Ainda não aproveite estes momentos como deve ser...ou se calhar tenho aproveitado e não dou conta disso.

    E a maturidade é outro assunto. É preciso mesmo ver-nos fora de casa, noutra cidade, a estudar ou trabalhar, para darmos valor às coisas que achávamos que não seriam importantes.
    É assim que crescemos.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida é uma mudança drástica, só temos de estar preparados para isso.
    Não ha melhor sentimento do que ter a nossa propria vida, por muito dificil que seja deixara toda a nossa vida de criança, é sempre bom, faz-nos crescer e ganhar um novo sentido para a vida.

    ResponderEliminar