18 janeiro, 2010

Perfeição

Hoje interroguei-me sobre uma palavra que é muito comum ouvir, a perfeição. Esta palavra significa muito para muitas pessoas, talvez porque lhes foi incutido desde sempre que a perfeição é algo desejável e com muito valor, A pergunta que me fiz hoje é: afinal o que é a perfeição?
Na minha profissão é algo que todos os meus colegas procuram, e claro eu também, mas será que vale a pena essa perfeição? Será que a perfeição existe? Será que a perfeição é um modelo para todos? E será que a perfeição vale só para os objectos, ou em tudo pode haver perfeição?
Para mim a perfeição em termos profissionais tem um significado minimalista, mas isso não é verdade para outros meus colegas, todos têm uma visão diferente, é por esses motivos que o nem todos fazemos o mesmo, o que é muito bom.
Pessoalmente a perfeição não existe, toda a gente quer ser perfeita mas isso não acontece, pelo simples facto da perfeição ser avaliada não por nós mas pelos que se interessam por nós.
Essa avaliação tem muito que se lhe diga, porque ao longo dessa fase vão se criando expectativas que muitas vezes são desiludidas, essa desilusão não pode ser culpada nos outros mas sim em nós porque criamos essas mesmas expectativas, portanto posso concluir que a nossa perfeição é o resultado do nosso bem-estar enquanto pessoas na sociedade, a perfeição avaliada pelos outros depende do que cada uma dessas pessoas espera de nós.
Eu como pessoa não me considero perfeito mas sinto-me como tal, penso que dificilmente poderia ser uma melhor pessoa, agora o que os outros possam pensar de mim já não me cabe a mim dizer, mas sim fazer, para que a avaliação que me façam seja uma de agrado e cumpra as expectativas do mesmo avaliador.
Uma questão que me coloco é porque razão as pessoas procuram sempre uma perfeição quando têm uma quase perfeição? Sabendo que a perfeição não existe não seria mais fácil baixarmos as nossas expectativas para algo mais aceitável?

Sem comentários:

Enviar um comentário