21 fevereiro, 2010

Qual estado?

Há um estado em que o Homem fica deprimido, aborrecido, triste e mais carente, ninguém o admite mas que é verdade é, todos nos detestamos sentir-nos assim, parece que somos um micróbio que passeamos por um determinado espaço.
O que acontece com os micróbios acontece com muitas criaturas neste mundo, tantas que nem podemos imaginar, mas porque razão ficamos nós assim? Os micróbios passam a sua vida desta maneira e mesmo assim não deixam de viver, na verdade, nem nós, pelo menos em certas alturas da vida, mas quando assim estamos não nos sentimos bem, é um estado que leva alguns á loucura, ao desespero e á falta de auto estima.
É um estado onde podemos fazer tudo aquilo que nos apetece, podemos ser loucos, quando assim o desejamos, podemos pensar em algo que nos atormenta, podemos dormir se nos apetecer podemos falar sem sermos incomodados, podemos beber e comer aquilo que nos apetece, podemos cantar, chorar, rir, dançar se assim nos apetecer, mas há uma coisa que não podemos, e essa é a razão que pela qual este estado desperta tanta tristeza em cada um de nós, uns mais que outros mas todos nós o sentimos, e sentimos porque o Homem não foi feito para viver assim, para isso tiravam-nos uma parte de nós que não nos faria falta, a língua, eu não precisaria de certo se assim fosse.
Mas como nós temos língua é porque esse estado não é para ser vivido constantemente, ou pelo menos não deveria, já é mau acontecer, agora acontecer constantemente é algo que deveria ser impossível, mas não o é, portanto, e se todos abrirmos os olhos e pensarmos bem nisto, no quão mal nos sentimos quando assim estamos, vamos ter vontade de deixar que isso aconteça, não só para nós mas para aqueles que gostamos.
Uma maneira de combater isto é sermos mais humanos, lembrar-mo-nos que há muita gente não mesma situação que nós, provavelmente um amigo, portanto á que pegar naquele aparelhozinho a que chamam de telemóvel e que geralmente só trabalha quando não é preciso e usá-lo para algo útil, nem que seja para um simples telefonema ou mesmo para marcar um encontro, porque se duas pessoas separadas estão no mesmo estado se se encontrarem vão deixar de o estar. É assim que isto funciona, fácil e simples. Não dá para perceber porque é que isso continua a acontecer.
Como em jeito de resumo e para os mais distraídos este texto fala mesmo de solidão, algo que afecta aquelas pessoas que nós vemos todos os dias e que ignoramos como os sem abrigo, os idosos ou mesmo um amigo mais tímido. Mas no geral todos nós passamos por isso de vez em quando e não gostamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário