01 fevereiro, 2010

Fundamentalismo

Não brinquem comigo, podem dizer tudo aquilo que quiserem mas quando penso em algo penso de maneira correcta, e quando sei que é mesmo a melhor maneira de o fazer, podem correr e pular mas não brinquem com o meu trabalho, eu sei aquilo que faço, e sou bom nisso, sei o que deve ou não ser feito, não é por alguém não concordar comigo que vou mudar o que fiz bem, se quiserem que eu altere a minha posição vão ter de mostrar de que maneira podia ser melhor, justifiquem-me novas escolhas e com todo o gosto aceitarei novas opiniões, mas fazerem de mim um brinquedo, isso não.
È muito fácil criticar algo que outra pessoa fez, mas apenas se essa critica for feita com fundamento, não por uma simples opinião de forma. O fundamentalismo baseia-se em criar um fundamento para defender algo, se alguém defende uma determinada posição tem de ter um fundamento para ter partido dessa mesma opinião em revés de outra.
Quando a nossa opinião não tem fundamento a única coisa que devemos fazer é manter-nos calados para não dizermos asneiras.
O fundamentalismo não serve apenas para coisas materiais, mas também para acções, se algo não está bem na nossa vida temos de saber o porque disso, não apenas alegar que está mal porque sim, esta é a típica resposta que quem não tem fundamento para algo, é estúpido e infantil defender opiniões baseadas na nossa vivencia, quando essas decisões nos afectam apenas a nós, menos mal porque os únicos visados seremos nos mesmos, mas agora quando essas decisões afectam outros o mais correcto é haver dialogo e debater ideias e fundamentos para o problema que se atravessa.
Mas é muito mais fácil argumentar que algo está mal porque está e não dar uma justificação para isso, isso chama-se fundamento não justificado e é muito comum na comunidade em que vivemos, em que a maioria das pessoa apenas se sabe esconder atrás do problemas em vez de os resolver, a sociedade que está a ser criada é uma sociedade de miúdos, sem responsabilidade e egoísta, apenas se pensa no “eu” e os outros que se arranjem, por isso as pessoas quando tem um problema fogem dele para não ter de ultrapassar fases difíceis. Os problemas não se ultrapassam assim, mas sim com diálogo e cedência, desde que os fundamentos assim o justifiquem.
Há uma coisa que me tem deixado frustrado com a vida que é o facto de eu estar numa sociedade infantil e sem espírito de sacrifício, é algo inacreditável como as pessoas se acomodam na sua bolha e tratam os outros como objectos, tenho vergonha desta sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário